BlogPublicado Recente

MINHA PRIMEIRA MARATONA

 

O que leva um ser humano decidir correr uma distância de 42.195 m? Parece loucura para você também? Pois é, se você pensa assim eu não te julgo, porque eu também pensava assim até pouco tempo antes de escrever este texto e eu escrevo porque eu aceitei esse desafio e este texto é sobre isso.

Então eu reforço a pergunta, o que faz alguém fazer uma maratona? Caramba, estamos falando de correr em média por 4 horas seguidas a troco de que? Isso eu falo se tratando de uma pessoa comum, não de atletas de elite que costumam fazer 1km em 3min e 20, ok, que isso fique claro.

Isso era uma coisa que não entrava na minha cabeça. Aliás, correr não passava pela minha cabeça. 

Meu primeiro contato com a corrida de rua foi através do trabalho de fotógrafo que fazia aos finais de semana fotografando aqueles malucos correndo no domingo logo cedo, era isso que eu pensava, mas por outro lado aqueles malucos compravam minhas fotos então estava tudo certo, eles correm, eu clico, eles compram as fotos, eu fico feliz com o dinheiro no bolso. 

Mas o jogo virou, eu estou do outro lado agora sendo um daqueles malucos que acordam cedo para correr e que compram fotos (quando elas ficam boas).

Se você acompanha o podcast Corrida On Demand, já me ouviu falando disso várias vezes, no primeiro programa que gravei e publiquei logo após a São SIlvestre de 2023 eu comento com um pouco mais de detalhe sobre isso e te convido a ouvir clicando no link a seguir, mas se puder, faça isso depois que terminar essa leitura combinado?

Ouça o primeiro episódio clicando aqui:

Eu comecei assim…

Eu era um cara que não tinha o hábito de fazer exercícios físicos. Eu trabalho na área da comunicação e sempre estava sentado de frente a um computador. Seja nas rádios ou em casa na edição de podcasts, sempre estava sentado na frente de uma tela, com fones de ouvido realizando atividades profissionais. Até que minha esposa começou a fazer caminhadas pelo bairro e como eu estava trabalhando em casa nesse período comecei a acompanhá-la depois de algumas semanas. Depois de algum tempo, voltei a trabalhar em uma outra rádio ali na região da Av. Paulista e havia uma academia logo saindo do estacionamento, qual era minha desculpa? estava ganhando peso, e eu não queria cuidar melhor de mim. Pra resumir, comecei a treinar todos os dias, comecei a correr na esteira e comecei a gostar, mas nada de correr na rua. 

Em um almoço de virada de ano na casa do meu pai, depois de estar ativo na academia e falando com meu pai algo a respeito disso, ele comentou que tinha o desejo de participar de uma São Silvestre. Eu confesso que aquilo foi uma surpresa, pois eu nunca tinha tido essa conversa com ele e foi que eu disse, então vamos fazer. Isso foi em Janeiro de 2022 e durante este ano participamos de algumas provas e fizemos nossa primeira São Silvestre, concluímos nosso primeiro 15km, correndo? Não hahaha caminhando porque meu pai teve uma lesão logo no início da prova e caminhamos até o final. A meta era terminar uma São Silvestre e terminamos..

Bom, promessa cumprida e agora? Agora já era tarde, começamos a nos inscrever em provas e em 2023 fizemos mais algumas provas e fizemos nossa segunda São Silvestre e foi assim que nasceu o perfil Corrida On Demand que era meu perfil para compartilhar minhas corridas no Instagram.

Chegamos em 2024 e essa brincadeira de correr, o nascimento do perfil Corrida On Demand me aproximou de muitas pessoas, algumas se tornando amigos próximos e isso é um dos benefícios deste esporte, ele aproxima pessoas diferentes, com histórias únicas, com motivações e superações diferentes e colocam todas para cruzar um pórtico de chegada e isso é incrível.

Muito bem, em 2024 decidi fazer minha primeira meia maratona depois que a Cleide (uma amiga que conheci na fila retirando uma medalha chamada “Eu venci a Brigadeiro na loja Decathlon da Av. Paulista) falou da prova e ficou me encorajando e então aceitei esse desafio, porém eu não havia treinado como seria o ideal e foi nesse período que encontrei a assessoria que faço parte, a TOP ENERGY RUN, através do André Padilha, hoje integrante do Corrida On Demand, que me falou do Mário que topou o desafio e em 3 semanas, segui a planilha e fui para minha primeira Meia Maratona em Itaquera dia 28/01/2024 concluindo em 01:59:24.

Aqui preciso fazer uma pausa e compartilhar algo que não me lembro de ter externado antes. Eu estava motivado, encorajado a fazer essa prova, mas sinceramente, tinha minhas dúvidas internas. Eu me perguntava “ será que eu seria capaz de concluir realmente esse desafio? 

Eu quando criança tive muitos problemas de saúde, sofria com bronquite até o fim da minha adolescência e mesmo depois da vida adulta, eu ainda vez ou outra quando pegava um resfriado muito forte, tinha uma leve crise dessa doença que impede uma pessoa de respirar. Por muitos anos eu usei aquela bombinha, sabe? Se me dissessem que em um momento da minha vida eu praticaria esse esporte, naquela época acho que ninguém acreditaria pra ser muito sincero, mas voltemos a Janeiro de 2024.

Eu tinha meus conflitos, afinal aquele era meu primeiro desafio de verdade pessoal. Eu não precisava fazer nada disso, por outro lado eu pensava “ será que nem correr eu vou conseguir nessa vida?” Pode soar exagerado, mas para mim isso foi muito forte e me acompanhou nesses primeiros 21.097m . 

Desafio da primeira meia maratona concluída com sucesso e isso me mostrou que era possível, que eu poderia sim fazer aquilo e eu consegui.

Até o momento em que escrevo este texto já fiz três meias maratonas, a segunda foi no dia 07 de Abril na Maratona Internacional de São Paulo e nesta eu consegui ser mais rápido que a primeira concluindo em 01:55:29 .

Minha terceira Meia Maratona foi na On SP City Marathon em 28/07/2024 e foi legal demais. Apesar de ser uma prova muito técnica, ela teve uma motivação especial. Eu queria conhecer o percurso onde seria (talvez) a minha primeira maratona, é isso mesmo que você leu, eu já estava pensando na minha primeira maratona. Nesta Prova eu consegui mais uma vez diminuir meu tempo para 01:50:58 percorrendo a distância de 21.58m.

É importante compartilhar que durante esses seis primeiros meses de treinamento, eu conversei muito com meu treinador e ele me pediu que antes de partir para uma maratona, seria legal eu me “acostumar” com a distância da meia. 

Me aconselhou a fazer algumas provas e eu me programei para fazer 5 meias maratonas e ele achou bom e combinamos assim e durantes essas conversas foi o Mário que me sugeriu fazer a minha primeira maratona na SP City Marathon, mesmo sendo uma prova técnica, seria uma boa prova e foi por essa razão que fui observando o percurso, curtindo o trajeto, prestando atenção e vendo se ia rolar aquele match com a prova (e deu match),  e assim que saiu a pré-venda para a prova eu não pensei duas vezes e fiz a minha inscrição. Minha primeira Maratona agora tem data e local será 25/07/2025 na Sp City Marathon. 

Mas e agora? Bom agora ainda tenho mais 3 meias maratonas para concluir, 29/09/2024 em Barra Bonita, 24/11/2024 em Sorocaba e 18° edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo em 26/01/2025 para depois dar início realmente aos treinos para minha primeira maratona.

Tentei ser o mais breve possível nesse meu relato mas não poderia deixar de compartilhá-lo com você pois a mensagem que fica pra você neste texto são essas:

  1. Eu precisei acreditar em mim, que eu era capaz de concluir esse feito. Eu consegui não importando meu tempo de prova, o que mais importa é que eu consegui. Acredite em você, é possível se você treinar, abrir mão de algumas coisas para conseguir este objetivo. Nada vem de graça, a questão é, o quanto você está disposto a superar esse desafio? EU ACREDITO EM VOCÊ!
  2. Eu precisei seguir mesmo com dores, pensamentos de desistência e outros fatores. As dores aparecem, o cansaço é real, talvez as pessoas próximas te critiquem por isso, mas você precisa continuar, porque só você sabe o quanto concluir uma prova é importante para você. Continue e vá até o fim! Eu acredito em você!
  3. O seu exemplo, a sua determinação vai encorajar outras pessoas, por isso você não pode parar. Algumas pessoas zombaram de mim no começo, outras de forma tímida apoiaram mesmo achando loucura e outras que observavam em silêncio, hoje me procuram para saber como podem começar e eu as encorajo a começar, vou junto quando possível porque na verdade não é sobre ser melhor na corrida ou ser influencer ou qualquer coisa do tipo, é sobre dizer às pessoas que o esporte, a corrida de rua é para TODOS sem exceção.

A corrida de rua é um esporte que abraça a todos, seja grande , pequeno, abaixo ou acima do peso, não importa a cor da sua pele ou sua religião. A corrida é para todos e para começar você não precisa de um tênis de placa, um óculos bonito ou uma camiseta especial, nada disso é importante se você não quiser de fato fazer isso. Se é isso que você realmente quer então vamos começar juntos!

Corra por você, para te fazer feliz, por você, nunca pelos outros. Outros motivos podem startar essa ação mas você só continuará na corrida se realmente estiver determinado e é isso que eu procuro fazer no Corrida On Demand, encorajar pessoas a praticarem esporte, irem para as ruas e correrem, a compartilharem seus treinos porque acredite, isso faz a diferença sim.

Meu nome é Tiago, 41 anos, casado com a Cintia. Um apaixonado por comunicação e esporte, estudante de Educação Física, atleta amador que ama correr por medalha, água e banana hahaha. Eu encontrei na corrida uma forma de externar que é possível acontecer qualquer coisa quando você está determinado a fazer acontecer.

Sou grato a Deus por ter direcionado meu caminho através da fé e conseguir externar isso através do esporte e da comunicação.

Termino este “pequeno texto” dizendo novamente que em 2025 farei minha primeira maratona e vou compartilhar esse momento com você através do youtube, do blog e do podcast do Corrida On Demand.

 

Que Deus em Cristo te abençoe e estamos juntos!

 

Corrida On Demand –  No seu tempo, no seu pace. Na corrida somos todos iguais!

 

 

Deixe uma resposta